Blog

22

Jul

macarrao-engorda

Macarrão engorda?

Blog

Você com certeza já ouviu falar que macarrão engorda e que é um dos grandes vilões das dietas de emagrecimento e da alimentação saudável. MITO! O alimento possui ingredientes essenciais para a saúde e que é o excesso de calorias e não de carboidratos, o responsável pelo aumento de peso.

As dietas com sucesso em promover a redução de peso se baseiam em proporções variáveis e adequadas de carboidratos, gorduras e proteínas. Todos esses três macros nutrientes em equilíbrio são essenciais para uma dieta individualizada, que pode ser seguida ao longo da vida. Além disso, dietas muito pobres em carboidratos podem não ser seguras a longo prazo. O carboidrato é a principal fonte de glicose, ou seja, fonte de energia para o cérebro, hemoglobinas, sistema nervoso central e outras funções corporais.

Segundo conclusões do Conselho Consultivo Científico sobre Salubridade das Dietas à Base de Massa, apresentado no Congresso Científico (Scientific Consensus Conference on the Healthy Pasta Meal) realizado no Rio de Janeiro em 2010, a refeição saudável com massas alimentícias é um componente-chave de muitos padrões alimentares saudáveis em todo o mundo. Exemplo disso é a dieta dos países Mediterrâneos, que combina frutas, legumes, massas e outros tipos de cereais, gorduras saudáveis como o azeite de oliva, peixes e aves em quantidade balanceada.

Ainda segundo a declaração consensual do Conselho Científico, o macarrão possui níveis baixos glicêmicos fazendo com que o organismo tenha a sensação de saciedade por mais tempo. A baixa velocidade de absorção da glicose no sangue colabora na prevenção de doenças crônicas como obesidade, diabete, doenças cardíacas coronárias e alguns cânceres

Quanto aos molhos, as melhores opções para serem ingeridas com frequência, são os feitos com tomate, pois a fruta é rica em licopeno, um dos mais potentes antioxidantes conhecidos que ajuda na prevenção de câncer. Os molhos à base de leite, creme de leite, queijos, bacon e linguiça, devem ser reservados para ocasiões especiais.